Estimular a independência e autonomia do idoso em suas atividades de vida diária – 60h
Conteúdo:
Conhecimentos:
– Legislação vigente relacionada ao idoso: Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741 de outubro de 2003 e suas atualizações) – conceitos, direitos e deveres do idoso; Política Municipal do Idoso – especificidades locais (como definição de idade para acesso aos direitos); Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa: princípios e diretrizes.
– Política Nacional de Humanização: conceito, diretrizes, definição de acolhimento.
– Envelhecimento ativo: definição e determinantes – culturais, comportamentais, pessoais, sociais e econômicos.
– Perfil da população idosa: aspectos demográficos do envelhecimento; preconceitos, mitos e estereótipos; senescência e senilidade: processos naturais e patológicos do envelhecimento; diversidade no processo de envelhecimento; conceito de identidade, curso de vida e life span; espiritualidade e valores culturais; trabalho e aposentadoria; aspectos da sexualidade na velhice; infecções sexualmente transmissíveis: dados epidemiológicos de prevalência na população idosa, prevenção e cuidados.
– Mercado de trabalho para o Cuidador de Idoso: atribuições, campos e limites de atuação; Classificação Brasileira de Ocupações – CBO (5162-10), Projetos de Lei vigentes; empregabilidade, empreendedorismo, apresentação pessoal e planejamento de carreira.
– O Cuidador de Idoso: perfil profissional – principais características (escuta ativa, paciência ativa, controle emocional, organização e planejamento, atuação ética como elo entre idoso, família, sociedade e equipe multiprofissional); saúde do Cuidador – qualidade de vida, ergonomia, vacinação, cuidados e acompanhamento de saúde física e psicológica, autocuidado, fatores de risco (estresse, tabagismo, obesidade, automedicação, alcoolismo, sedentarismo).
– O Cuidador de Idoso e a equipe multiprofissional: médico, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, odontólogo, educador físico, gerontólogo, assistente social, farmacêutico; funções e acesso aos profissionais; relações de trabalho; busca por orientação e limites de atuação.
– Atividades de vida diária (AVDs): definição, classificação e tipos: básicas (relacionadas ao autocuidado, como banhar-se, alimentar-se, vestir-se, caminhar), instrumentais (mantém o idoso ativo na comunidade como fazer compras, utilizar transporte, preparar refeições, ir ao banco) e avançadas (realizar viagens, planejamento financeiro, atividades de ocupação do tempo livre).
– Autocuidado do idoso: definição, finalidade e ações para o desenvolvimento.
– Dependência, independência e autonomia do idoso: conceitos, ações e importância do estímulo e manutenção.
– Fatores de risco para pessoa idosa, prevenção e cuidados: sedentarismo, obesidade, quedas, atividades físicas, deficiências visual e auditiva, amputações, consumo de drogas lícitas e ilícitas, desatualização vacinal.
– Mobilidade funcional reduzida: conceito, ações para o desenvolvimento da mobilidade, equipamentos relacionados (bengala, muletas, andador, cadeira de rodas, entre outros), fatores de riscos para quedas e prevenção.
– Ambiência: conceito, mobilidade, segurança, higiene, organização e adaptações no ambiente respeitando valores morais, culturais, éticos e religiosos.
– Comunicação verbal e não verbal: barreiras comunicacionais (idioma, inibição, estereótipo, deficiências, agressividade, dentre outros), estratégias de comunicação com o idoso.
– Relação de ajuda: conceito, importância e como construí-la.
– Vulnerabilidade: social, psicológica e física – definições, ações de prevenção e encaminhamentos.
– Violência contra o idoso: tipos; indicadores de maus tratos; encaminhamentos.
– Programas voltados ao idoso disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): definições, ações e acesso.
– Qualidade de vida do idoso: organização da rotina, sono e repouso, alimentação, hidratação, higiene e imagem pessoal, cuidados estéticos; aspectos culturais e valores morais e espirituais (gostos, preferências, hábitos); atividades de convívio social: equipamentos de lazer do município, ocupação do tempo livre, atividades de lazer e entretenimento; uso de aplicativos, softwares e jogos eletrônicos: cuidados, indicações e orientações da equipe multiprofissional.
– Hospitalidade: conceito, relação hóspede e anfitrião, regras de convivência.
Habilidades:
– Interpretar as orientações da equipe multiprofissional.
– Comunicar-se de maneira assertiva.
– Auxiliar na locomoção e movimentação do idoso.
– Organizar o ambiente de permanência do idoso.
– Identificar situações de risco para o idoso.
– Mediar conflitos nas situações de trabalho.
– Identificar os aspectos do próprio trabalho que interferem na residência.
Atitudes/Valores:
– Respeito aos limites de atuação profissional.
– Respeito às orientações da equipe multiprofissional.
– Comprometimento com o cuidado do idoso.
– Cooperação com os membros da família e equipe.
– Flexibilidade nas diversas situações de trabalho.
– Cordialidade e empatia no trato com as pessoas.
– Proatividade no encaminhamento das informações e resoluções de problemas.
– Sigilo no tratamento de dados e informações.
– Responsabilidade socioambiental.
– Responsabilidade e comprometimento com os acordos estabelecidos.
– Zelo na apresentação pessoal e postura profissional.
– Zelo pelo ambiente e pertencentes do idoso.
– Respeito à privacidade, histórico de vida e aos valores morais, culturais e religiosos do idoso e da família.
– Iniciativa no planejamento das atividades com o idoso.
– Atitude propositiva no desenvolvimento do trabalho.
Cuidar da pessoa idosa em suas atividades de vida diária – 84h
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Conhecimentos:
– Medidas de segurança: contaminação, infecção e infecção cruzada – conceitos e responsabilidades; higienização das mãos – definição, finalidade e passo a passo de acordo com o Ministério da Saúde; equipamentos de proteção individual: conceito, tipos (luvas, máscaras, avental), indicação e formas de utilização.
– Descarte de resíduos: tipos de resíduos e destino.
– Equipamentos e materiais utilizados pelo Cuidador de Idoso – finalidade, tipos, utilização e limites de atuação: termômetro digital, aparelho de pressão arterial digital, bolsa térmica, compressas, comadre, papagaio, dispositivo para incontinência urinária masculino, bolsa coletora de urina, bolsa de colostomia, fralda, luva para higiene corporal, cadeira higiênica, cama, colchões e lençóis, aspirador nasal, novas tecnologias facilitadoras para atividades diárias de vida (como porta comprimido digital, aplicativos de agenda do idoso).
– Equipamentos e materiais apresentados e orientados pelos serviços de saúde: seringas, agulhas e caneta de aplicação de insulina; aparelho de glicemia capilar; sonda enteral e de gastrostomia; equipos e frascos para dietas.
– Monitoramento do estado de saúde do idoso: cuidados com a pele (hidratação, prevenção de lesões, curativos simples para escoriações, feridas pequenas, não profundas e sem secreções); aplicação de calor e frio (manuseio da bolsa térmica, tempo e cuidados na aplicação); lesão por pressão (conceito, sinais de identificação, prevenção); controles da pressão arterial e temperatura corporal (parâmetros de normalidade, procedimento de verificação, registro, informação das alterações), glicemia capilar (parâmetros de normalidade).
– Senilidade e síndromes geriátricas – varizes, hipertensão, diabetes, desnutrição, desidratação, catarata, pneumonia, incontinência urinária e fecal, infecção urinária, artrose, Parkinson, Acidente Vascular Encefálico (AVE), demências (declínio cognitivo leve, Alzheimer, Corpos de Lewy, demência frontotemporal): definição, principais sinais e sintomas, cuidados relacionados.
– Comunicação para idoso com demência: características específicas e abordagem.
– Medidas de higiene: definição, tipos, finalidade e execução – cuidado corporal: cabelos, unhas, pele, barba, banho (chuveiro, banheira e na cama), higiene oral, higiene íntima, remoção de secreções de boca e nariz.
– Medidas de conforto: definição, tipos, finalidade, execução, cuidados relacionados e anotação – hidratação da pele, mudança da posição do corpo, utilização de almofadas e travesseiros, organização do ambiente, cuidados pelos objetos do idoso, transferência cama/cadeira higiênica, limpeza de boca e nariz, eliminações fisiológicas (troca de fralda, esvaziamento e troca de bolsa de colostomia, esvaziamento de bolsa coletora de urina).
– Nutrição, hidratação e alimentação: propriedades nutricionais dos alimentos (energéticos, construtores e reguladores), vias (oral, nasoenteral); tipos de dieta (hipossódica, pastosa, líquida, específica para diabético, hipogordurosa, entre outras), restrições hídricas e alimentares; estímulo e auxílio na hidratação e alimentação por via oral.
– Cuidados com medicação: medicamentos – diferenças entre comercial (ou de referência), genérico e similar; administração de medicamentos – leitura e interpretação da prescrição, tempo de tratamento, horários, dosagem, vias (oral, retal, tópica, instilação ocular, nasal e inalatória), acondicionamento, validade e descarte; riscos da automedicação – medicamentos industrializados, “caseiros” e fitoterápicos.
– Cuidados paliativos, finitude e morte: conceitos segundo OMS; cuidados relacionados à finitude; aspectos culturais e crenças, processo de luto, providências em relação à morte em domicílio.
– Primeiros socorros – prevenção de acidentes, precauções e atendimento em caso de engasgo, intoxicação, queda, reações alérgicas, envenenamento, queimadura, convulsão, desmaio, hemorragia, fraturas, choque elétrico e parada cardiorrespiratória.
– Tipos de serviços de urgência e emergência disponíveis na comunidade: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiro, atendimento de emergência particular, Polícia Militar, entre outros.
Habilidades:
– Comunicar-se de maneira assertiva.
– Interpretar prescrição e orientações da equipe multiprofissional.
– Atentar-se a comportamentos, reações, sinais e sintomas do idoso.
– Utilizar materiais e equipamentos.
– Identificar situações de emergência e de risco.
– Adotar boas práticas de higiene no controle e prevenção de doenças.
– Promover condições para as eliminações fisiológicas.
– Verificar temperatura e pressão arterial.
Atitudes/Valores:
– Respeito aos limites de atuação profissional.
– Respeito às orientações da equipe multiprofissional.
– Comprometimento com o cuidado do idoso.
– Cooperação com os membros da família e a equipe.
– Flexibilidade nas diversas situações de trabalho.
– Cordialidade e empatia no trato com as pessoas.
– Responsabilidade e comprometimento com os acordos estabelecidos.
– Zelo pela apresentação pessoal e postura profissional.
– Sigilo no tratamento de dados e informações.
– Responsabilidade socioambiental.
– Proatividade no encaminhamento das informações e resoluções de problemas.
– Zelo pelas medidas de segurança nas diversas situações de trabalho.
– Iniciativa no planejamento das atividades com o idoso.
– Respeito à privacidade, histórico de vida e aos valores morais, culturais e religiosos do idoso e da família.
Projeto Integrador Cuidador de Idoso – 16h
Conteúdo:
Propostas de temas geradores e demais orientações sobre o projeto integrador, consultar o plano de curso.